II Seminário das Águas do Aripuanã discute a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica e mobiliza municípios do Noroeste de Mato Grosso

Compartilhar artigo:
Por Henrique Souza de Santana - 22 de março de 2025

Na tarde deste sábado, 22 de março de 2025, o Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Aripuanã foi palco do II Seminário das Águas do Aripuanã, reunindo representantes de municípios da região Noroeste de Mato Grosso, além de acadêmicos, especialistas, gestores públicos e representantes do setor produtivo. O evento faz parte da programação do III Circuito das Águas do Aripuanã, promovido pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) da Nexa Recursos Minerais, com execução da empresa Jurupará Socioambiental e apoio da Prefeitura de Aripuanã.

O seminário teve como foco a discussão sobre a Gestão dos Recursos Hídricos da região, abordando os desafios para a conservação da bacia hidrográfica do Rio Aripuanã e os passos necessários para a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Aripuanã/MT (CBH Aripuanã/MT). As discussões foram fundamentadas na Lei Federal nº 9.433/1997 , que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, na Lei Estadual nº 11.088/2020 e na Resolução CEHIDRO nº 167/2023, que regulamenta a formação dos Comitês de Bacia no Estado.

Os participantes acompanharam primeiramente o painel "Água para quem e por que conservá-la?" onde os painelistas foram representantes do DAE Aripuanã, representantes do DAES Juína, Gerente regional da Resex Guariba Roosevelt, representante da Gestão Social da Nexa Recursos Minerais, onde os mesmos trouxeram suas realidades vivenciadas na bacia e as estratégias adotadas para reduzir os impactos do uso da água na região.

O segundo painel foi conduzido pela Conselheira do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso (CEHIDRO/MT) Leonice de Souza Lotufo que trouxe esclarecimentos sobre o processo de criação da Comissão pró-Comitê,  além de reforçar a necessidade da participação ativa dos municípios e usuários da água no processo de governança e gestão integrada dos recursos hídricos.

Um dos momentos mais aguardados foi a formação da Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Aripuanã/MT (CBH-Aripuanã/MT), composta por representantes dos municípios, sociedade civil e usuários da bacia. A comissão terá o prazo de seis meses para elaborar a proposta formal de criação do Comitê da Bacia Hidrográfica, consolidando um marco histórico para a gestão participativa das águas da região .

“A criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Aripuanã é um passo importantíssimo para garantir a governança da água de forma integrada e sustentável, respeitando as necessidades dos diferentes usuários e promovendo a conservação dos recursos hídricos para as futuras gerações”, destacou Emerson de Oliveira Jesus, da Jurupará Socioambiental, durante o seminário.

A prefeita de Aripuanã, Seluir Peixer Reghin, também esteve presente e reafirmou o compromisso do município com a pauta ambiental.

"Este seminário é um marco na nossa luta pela preservação dos recursos hídricos. A água é um bem precioso, e precisamos conscientizar a todos sobre a importância de sua gestão e conservação. A participação da comunidade mostra que estamos no caminho certo para garantir um futuro sustentável para Aripuanã e toda a região", afirmou a prefeita.

A organização do evento destacou que a participação da sociedade é fundamental para o fortalecimento das ações de preservação dos recursos hídricos.
"Foi um dia produtivo e de construção coletiva. Saímos daqui mais conscientes de que a gestão das águas depende de todos nós", concluiu Emerson de Oliveira Jesus, diretor Administrativo da Jurupará Socioambiental.

Compartilhar artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

desenvolvido por evonline JURUPARA SOCIO AMBIENTAL © 2025